25.10.07

Finalmente, Florbela!

Florbela Espanca (1894-1930), poetisa portuguesa e precursora do feminismo naquele país

Falo tanto de Florbela e, no entanto, não tinha um único poema seu no meu blog. Quando apercebi-me, não era tarde demais: ei-lo! (E tenho certeza que vai ter gente me zoando por ter colocado essas ênclises todas...)

"Quanta mulher no teu passado, quanta!
Tanta sombra em redor! Mas que me importa?
Se delas veio o sonho que conforta,
A sua vinda foi três vezes santa!

Erva do chão que a mão de Deus levanta,
Folhas murchas de rojo à tua porta...
Quando eu for uma pobre coisa morta,
Quanta mulher ainda! Quanta! Quanta!

Mas eu sou a manhã: apago estrelas!
Hás de ver-me, beijar-me em todas elas,
Mesmo na boca da que for mais linda!

E quando a derradeira, enfim, vier,
Nesse corpo vibrante de mulher
Será o meu que hás de encontrar ainda..."

(Supremo Enleio, de Florbela Espanca)

Nenhum comentário: