6.11.07

Não Por Acaso

Cena do filme Não Por Acaso

“Só deixo minha alma, só deixo meu coração
Na mão de quem ama solto!”

(Só deixo meu coração na mão de quem pode, de Kátia B e Marcos Cunha)



Acabo de chegar do cinema, onde assisti Não Por Acaso. Um filme que eu, mesmo já tendo comprado o ingresso, tinha pensado em não assistir. Mas, como o próprio nome do filme, não foi por acaso. Mesmo.

Utilizando uma das (muitas) metáforas do filme, a vida é mesmo fluida. E nós somos partículas, fluindo e nos atraindo (ou repelindo) vida afora. Não Por Acaso me botou pra pensar em como as coisas acontecem de maneira louca na nossa vida, e a gente pensa que não tem porquê. Na verdade, a gente nunca sabe o porquê, e é tudo perfeito demais pra achar que é acaso.

Um filme inteligente, que nos põe pra refletir, que fala de amor sem ser piegas, que fala da vida sem clichê, que é um drama, mas não é melancólico. Saí do cinema flutuando, super inspirada. Era o gatilho que faltava para liberar essa felicidade presa cá dentro, sufocada por contas, prazos, falta de grana, estes problemas que existem, mas que muitas vezes a gente superestima.

Como nada é por acaso, acontecimentos recentes se juntaram à minha interpretação do filme e tomaram significados diferentes – muitos passaram mesmo a fazer sentido. “Deixe de lado o medo, as decisões pertencem a você!”

E não é por acaso. Não mesmo.


P.S.: Uma das últimas cenas do filme, a do café (que não vou detalhar, pra não perder a graça pros que ainda não assistiram), reitera meu primeiro post neste blog. Será que existem muitos Pedros por aí, capazes de grandiosos gestos pequenos?

7 comentários:

Lady Desdém disse...

Definitivamente eu preciso ver esse filme!!!

Anônimo disse...

Precisa!
Altamente recomendado! :)

Xero!

drigs disse...

eu tô tentando descobrir há um tempão onde é esse lugar que eles tão andando [aí da foto]. até agora não achei. ouvi dizer que é na marechal deodoro.

sabe me dizer?

Anônimo disse...

Oi rodrigo!

hum, não sei te dizer - (ainda) não conheço Sampa. Mas me diz, tá pensando em ir andar de bicicleta lá no fds, é? :)

Anônimo disse...

Bom, quanto ao local onde eles estão e o Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão.
Quanto ao filme eu achei um filme bastante lento, precisa assistir em um dia que você esta bem calmo , com pouco adrenalina.
Na minha opinião é um filme médio,com os recursos utilizados poderia ser melhor aproveitado.

Anônimo disse...

Olá Augusto!

Engraçado, o dia em que eu assisti ao filme, eu estava bem agitada, e o filme meio que ajudou a controlar a adrenalina.

Eu gostei muito, tanto pelo enredo, tanto pelo fato de que é o primeiro filme nacional de drama leve, assemelhado aos franceses e britânicos. Mas é só mais uma opinião. :)

drigs disse...

estou sim! estou com vontade!
assisti o filme com uma amiga e ela me falou sobre esse lugar, mas ela não se lembra onde fica.
aí eu fiquei curioso!

agora que sei onde é, vou dar um jeitinho de ir lá!

obrigado! abraço! =)